segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dimethicone / Laureth-4 / Laureth-23

Na resenha do pós-shampoo Bio Extratus Queravit me deparei com essas substâncias descritas dessa forma: Dimethicone / Laureth-4 / Laureth-23.

Antes eu achava que quanto tinha uma barra ( / ) no meio dos componentes significaria que há um OU o outro componente, mas neste caso na verdade significa que há uma INTERAÇÃO entre esses componentes, o que também deve ser entendido que não são apenas colocados na solução toda, mas que antes eles sofrem uma mistura e reagem entre si. Nossa, se tiver algum químico lendo e ver que eu falei besteira, me corrija, por favor... >.<

A questão é que fui pesquisar então o que de fato ocorreria nessa interação entre esse silicone e esses surfactantes, e o que obtive foi o seguinte:

Emulsão de 60% de silicone ativo, sendo uma goma de polisiloxano de dimetilo. Este produto pode ser facilmente diluído com água, demonstra excelente estabilidade de diluição à baixa concentração e tem um tamanho de partícula muito pequena. As aplicações incluem: protetores solares, maquiagem e hidratantes diários. Quando diluída e aplicada à pele, deixa uma sensação sedosa e proporciona boa "encapagem". É um fluido não iônico de alta viscosidade.

Agora sim faz mais sentido ter esses surfactantes na fórmula!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário