terça-feira, 18 de setembro de 2012

Testei: Óleo de Argan da Inoar

Como sempre, para mim é muito difícil acreditar somente na opinião dos outros... Porque cada cabelo reage de uma forma diferente às químicas.

Então tive que conferir o Óleo de Argan da Inoar. Comprei o vidrinho de 7mL por R$4,95. Comprei o pequeno por dois motivos: para testar primeiro, e porque é mais prático para deixar na bolsa. Se for ver a quantidade ele sai menos em conta do que o tamanho maior, porém comparando a composição dele com a do tamanho maior no site OleoArgan vi uma diferença grande... Se é assim, são produtos diferentes da Inoar, mas com o mesmo nome: Óleo de Argan. Vou mandar um e-mail para eles perguntando se é isso mesmo e posto a resposta aqui :)


A composição dele: Argania Spinosa Oil, Cyclomethicone / Cyclopentasiloxane, Dimeticone / Cyclomethicone / Dimeticone, Olea Europea Oil, Parfum, Simmondsia Chinensis Extract, Tocopheryl Acetate.

Argania Spinosa Oil: óleo de argan (está em primeiro na listagem, o que significa que tem em maior em quantidade que outras substâncias!)

Cyclomethicone / Cyclopentasiloxane: Cyclomethicone, como já falei em outras resenhas, é um silicone cíclico (siloxane), serve como solvente, ele facilmente espalha pelo cabelo e por ter baixa pressão para formação de vapor ele evapora com a mesma facilidade, por isso não acumula nos fios, e ajuda a secar mais rápido os cabelos - talvez por ele estar misturado com outro silicone (o Dimethicone, que tem função emoliente, condicionante) - e no caso tem / Cyclopentasiloxane. Mas o que isso significa? Que na composição tem um OU o outro componente, e que pode variar de lote para lote... Acredito que tenha a ver com a estabilidade da composição, ou até uma questão de logística, recebimento de fornecedor, ou preço dos componentes, vai saber... Se alguém que trabalha no ramo puder explicar pra gente fique à vontade ;) Bom, esse último componente serve como condicionante, emoliente, solvente. Alguns estudos mostram que pode haver irritabilidade na pele e olhos.

Dimeticone / Cyclomethicone: o Dimeticone é um silicone de classe anterior ao Amodimeticone, tem uma função boa como proteção e fechamento de cutículas, dando brilho aos fios, mas tem maior potencial de acumular nos fios, e o Cyclomethicone já foi explicado no item anterior.

Dimeticone: idem ao item anterior

Olea Europea Oil: óleo de oliva - emoliente, solvente

Parfum: fragrância (muito muito² gostosa!)

Simmondsia Chinensis Extract: extrato de jojoba - emoliente, condicionante

Tocopheryl Acetate: tipo de Vitamina E, excelente para os fios, sendo condicionante e antioxidante

Minha opinião:

Gostei muito do produto, tanto por experiência própria como por uma análise mais aprofundada da composição química. Ele tem ótimos óleos nutrientes e vitamina E, combinados com silicones que potencializam a ação do óleo como um todo. (Por isso tenho minhas dúvidas ao usar o óleo puro - seja de oliva, coco, etc, como o pessoal costuma fazer por aí - pois eles não tem certa propensão a proteger o cabelo, e são sempre solúveis em água, ou seja, podem sair com a umidade... Nada legal né?)


Nota fragrância: 
Nota consistência: 
Nota resultado: 
Nota geral: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário