sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Low Poo

Uma técnica de cuidado para os cabelos que me parece muito interessante é a Low Poo e a No Poo. Elas consistem em eliminar alguns componentes da rotina de cuidados capilares, com a intenção de melhorar o aspecto e saúde dos fios.

Como foi dito no post Fio por fio, alguns surfactantes são muito agressivos para os cabelos. Ao invés de apenas limparem os excessos como poluição e restos de finalizadores, eles acabam por destruir a camada lipídica dos fios. Isso explicou muito do que eu venho pesquisando há anos sobre cabelos porosos, que é o grande problema dos meus cabelos. Meus fios ficam porosos com muita facilidade, e devido à isso tenho uma dificuldade enorme de domá-los.  Ficam cheios de frizz, e com aquele volume esquisito. As ondas do cabelo não ficam definidas, como se cada fio resolvesse voar sozinho pela cabeça.

É um assunto muito comentado nos blogs. Já li até pessoas com cabelos lisos e oleosos que aderiram à técnica e obtiveram melhoras no aspecto dos fios. Para quem tem cabelo seco, mais grosso e/ou cacheado as técnicas ajudam a diminuir a destruição das escamas dos fios, e com isso o cabelo não ficar tão ressecado nas pontas. E para quem tem cabelo mais fino e/ou oleoso, aparentemente obtém uma melhora pois você permite que o couro cabeludo se re-equilibre e produza a quantidade  adequada de sebo (pois entende-se que os sulfatos retiram por demais o sebo do couro, e isso faz com que o organismo pense "poxa, se está TÃO SECO assim, deixa eu produzir uns 200% para compensar" hahaha e é nisso que os cabelos ficam extremamente oleosos).

No caso do No Poo não se usa nenhuma espécie de shampoo, lavando os cabelos com condicionadores. Para o Low Poo a ideia é que se use shampoo a cada 7 ou 15 dias, e somente shampoo sem sulfato.

O interessante de observar também é que como nas duas técnicas não há o uso do sulfato, muitos outros componentes também devem ser eliminados das prateleiras. Algumas máscaras e finalizadores contém derivados de petróleo, como parafina líquida e óleo mineral, que causam o efeito build-up, pois não são solúveis em água, então é necessário o sulfato para retirar o excesso desses produtos. Outros componentes artificiais como a Dimeticona (dimethicone, dimethiconol, etc) também não são solúveis em água, então necessitariam também de shampoo com sulfato na lavagem.

Há um bom tempo eu já eliminei completamente da minha vida os produtos com derivados de petróleo, porque deixam o cabelo com o aspecto ruim após algumas utilizações - e lavando com shampoos leves. Já a dimeticona ainda existe queridíssima, pois ela ajuda em alguns aspectos do cabelo (pretendo fazer um post mais para frente sobre isso). Então necessito usar shampoos com sulfato.

Estou naquele momento de começar ou não uma Low Poo... E agora?
Porque minha raíz não é seca, acho que a No Poo não seria tão legal.
Se eu começar aviso pelo blog e pretendo postar os resultados que for obtendo :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário