domingo, 16 de setembro de 2012

Testei: Shampoo Felt de Camomila

O shampoo Felt de Camomila fez parte do Ritual de hidratação do Cronograma Capilar. A Felt Cosméticos é uma empresa brasileira, com sede na cidade de Itaquaquecetuba/SP. Comprei esse shampoo pois estava em busca de testar algo totalmente novo, e com composição bem leve.

O que a embalagem diz: Shampoo sem adição de sal, com Camomila, Própolis e Silicone reparador, serve para cabelos castanhos a loiros, naturais ou tingidos; hidrata, dá brilho e realça a cor.

Os componentes: Aqua/water, Peg-6 Distearate, Sodium EDTA, Sodium Laureth Sulfate, Cocoamidopropyl Betaine, Cocamide DEA, Glycol Distearate / Sodium Laureth Sulfate / Cocoamidopropyl Betaine, Ciclometicone, Triticum Vulgare Extract, Chamomilla Recutita Extract, Polyquatenium 7, Methilchloroisothiazolinone / Methilisoathiazolinone, Parfum.

Aqua/water: água

Peg-6 Distearate: limpa e emulsifica

Sodium EDTA: é um aminoácido sintético, tem como função ser um agente quelante, o que significa que é utilizado para reagir com certas substâncias, geralmente metais. Minha crítica à esta substância é que essa linha de produtos naturais Felt está se utilizando de um elemento, o Sodium EDTA, que é biodegradável, mas muito lento, o que significa que ele costuma se acumular na superfície dos rios

Sodium Laureth Sulfate: agente de limpeza, surfactante de média agressividade

Cocoamidopropyl Betaine: agente de limpeza, surfactante de baixa agressividade

Cocamide DEA: é derivado de ácidos graxos de óleo de coco com diethanolamine, utilizado para fazer espuma

Glycol Distearate: emoliente

Ciclometicone: é um silicone cíclico (siloxane), serve como solvente, ele facilmente espalha pelo cabelo e por ter baixa pressão para formação de vapor ele evapora com a mesma facilidade, por isso não acumula nos fios, e ajuda a secar mais rápido os cabelos - porém, assim como a evaporação rápida do álcool, acaba criando uma textura áspera nos fios - eu senti isso na lavagem, e erroneamente culpei a máscara, olha só!

Triticum Vulgare Extract: extrato de semente de trigo - protege a pele

Chamomilla Recutita Extract: extrato de camomila - emoliente

Polyquatenium 7: função antiestática e condicionante

Methilchloroisothiazolinone / Methilisoathiazolinone: conservantes

Parfum: perfume / fragrância

Minha opinião é que em parte utiliza componentes modernos, como o Peg-6 Distearate, que é um agente de limpeza com baixo potencial de agressão aos fios. Já por outro lado ele usa o Ciclometicone, que à primeira vista parece ter boas qualidades, mas realmente esses benefícios acabam se voltando contra o próprio propósito do produto, e acaba deixando os fios ásperos. Ele tem alguns agentes emulsificantes, isso é bom, pois lava mas não deixa os cabelos muito embaraçados. Já por outro lado (de novo), cadê o PRÓPOLIS? Propaganda enganosa, hein Felt?

Por fim, achei o produto bem mediano, mas devido à esse furo na propaganda minha opinião acaba sendo bem pior...


Nota fragrância: 
Nota consistência: 
Nota resultado: 
Nota geral: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário